As naves espaciais, em livros, filmes, quadrinhos ou videogames, têm sido uma das principais atrações das aventuras ficcionais criadas principalmente a partir da segunda metade do século 20. São vários os motivos que as tornam fascinantes, além, é claro, da possibilidade de nos levarem onde nenhum homem jamais esteve. Entre os principais deles estão o design, os recursos tecnológicos e a importância mítica que têm na história que protagonizam. Conheça quais são cinco das melhores naves espaciais já criadas na ficção.
5 º Lugar - UD-4L Dropship
Inspirado nos visuais dos helicópteros Apache e em alguns aviões americanos e britânicos de combate, foi desenvolvido um dos mais belos designs para naves ficcionais de pequeno porte feitas para o desembarque de tropas e para operações de defesa de nave-mãe. Em "Aliens" (direção James Cameron, 1986), o modelo UD-4L Dropship, também conhecido como "Cheyenne", é usado pelas forças norte-americanas em suas operações de transporte tático das tropas de Marines. O conceito artístico da nave, assim como da nave-mãe "Sulaco" que aparece no filme, foi do design industrial Syd Mead, que já tinha concebido os veículos e o visual urbano do cultuado "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (direção Ridley Scott, 1980). O dropship UD-4L é um exemplo da qualidade visual alcançado nos cenários e nas espaçonaves mostrados na série de filmes "Alien".
4º Lugar - Thunder Fighter
Buck Rogers é um herói espacial que surgiu nos quadrinhos em 1928, criado por Anthony Rogers. Na virada dos anos 70 para os 80, uma série televisiva criada pela rede NBC reviveu sua popularidade e um dos símbolos disso foi a elegante e sexy nave espacial conduzida por Rogers. O Thunder Fighter tornou-se a mais charmosa espaçonave de todos os tempos, pilotada por um herói que passou 500 anos hibernando e que somente é despertado no século 25. O design do Thunder Fighter caiu com uma luva para o estilo mulherengo de Buck Rogers, enquanto realizava suas explorações espaciais.
3º Lugar - Discovery One
Ela é a nave espacial de um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. A bordo dela e no seu comando estava um enigmático computador chamado HAL 9000 que tornaria-se um dos principais protagonista do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (direção Stanley Kubrick, 1969). A Discovery One tem um formato interessante e elegante, adequado a suas missões de longo alcance na exploração interplanetária. O design da nave foi pensado por Stanley Kubrick, o escritor Arthur C. Clarke, autor do livro homônimo em que o filme se baseou, e vários técnicos da Nasa. Juntos, eles criaram uma espaçonave que tivesse aerodinâmica e movimentos baseados em princípios científicos e que, ao mesmo tempo, combinasse com a atmosfera fria e sinistra do espaço sideral na visão de Kubrick.
2º Lugar - Millenium Falcon
De todas as maravilhosas máquinas que aparecem em "Guerra nas Estrelas", é ela a que normalmente lidera as listas das melhores de todos os tempos. O que prova que a Millennium Falcon já é um clássico. A nave do capitão Han Solo, que a ganhou em uma aposta, tornou-se lendária ao ajudar a salvar o Universo do lado negro da Força com manobras ousadas, apesar das suas condições tecnológicas precárias. Única e diferente dos padrões estéticos das naves espaciais até então, a Falcon tinha lotação máxima para oito passageiros e tripulantes, o que incluía o co-piloto alienígena Chewbacca. A Falcon fez parte do esquadrão da Aliança Rebelde em sua luta contra o Império, apesar da má vontade inicial de seu capitão, e tornou-se essencial na destruição da temida Estrela da Morte.
1º Lugar - USS Enterprise
Clássico dos clássicos, a USS Enterprise é uma das principais atrações da saga "Jornada nas Estrelas". Seu mais famoso design é o criado em 1966 pelo diretor de arte Walter Jefferies para a primeira temporada da série televisiva. Sob o prefixo NCC-1701, a Enterprise inovou em vários aspectos, do seu desenho até a sua capacidade de atingir a velocidade de "dobra espacial". Equipada com torpedos de fótons, canhões de raios "phasers" e um revolucionário sistema de teletransporte, a espaçonave é uma das mais poderosas da Frota Estelar. Sua navegação majestosa no espaço sideral começa no ano de 2245. Sob o comando do capitão James Kirk e com uma tripulação de 430 pessoas, a Enterprise protagonizou algumas das mais emocionantes aventuras espaciais de todos os tempos, entrando para o imaginário da cultura pop como um dos grandes ícones da ficção científica.