Será realizado o fim do mundo previsto por Nostradamus?

sexta-feira

Quando uma catástrofe acontece, as pessoas reagem de várias maneiras. Uma delas é procurar por profecias sobre o acontecimento - previsões inspiradas que avisavam que ele ia ocorrer. Essas previsões podem ser consoladoras porque sugerem que os acidentes horríveis eram inevitáveis e que aconteceram como parte de um plano maior. No decorrer da História, houve centenas de profetas notáveis. Seguindo as tragédias modernas, um nome se destaca: Nostradamus.


Foram atribuídas a ele as previsões do reinado de Napoleão, da bomba atômica, da chegada do homem à Lua e do assassinato de John F. Kennedy, entre outras.

Nostradamus é reconhecido por profetizar dezenas de episódios decisivos, incluindo a ascensão de Adolf Hitler, o assassinato de John F. Kennedy e, mais recentemente, a destruição das torres do World Trade Center. Na internet, seus seguidores e os enganadores juntaram interpretações detalhadas de seus trabalhos, bem como trechos falsificados.
Neste artigo, descobriremos quem foi Nostradamus e o que ele fez. Também daremos uma olhada nas controvérsias, incluindo sua suposta previsão do ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos. 
Nostradamus é o nome latinizado de Michel de Nostredame, médico e astrólogo que viveu na França do século XVI. Os detalhes da sua vida são obscuros e muito debatidos entre seus seguidores e críticos.
Nostradamus também recebeu uma educação religiosa ampla. A família por parte de pai era judaica, mas havia se convertido ao catolicismo romano. Não se sabe se isso aconteceu quando Nostradamus era jovem ou algum tempo antes de ele nascer. Dizem que essa herança o levou a estudar as escrituras judaicas, assim como os livros do Novo Testamento. Durante toda a sua vida, de acordo com a lenda, Nostradamus interessou-se tanto pelas profecias do Apocalipse.

Durante anos, os seguidores de Nostradamus têm anotado centenas de exemplos em que "As Centúrias" descrevem eventos modernos. Um dos mais conhecidos é a suposta profecia de Nostradamus sobre o regime nazista de Adolf Hitler.

Muitos acreditam que Nostradamus previu a ascensão e queda de Hitler e Mussolini
Uma quadra famosa (Centúria II, Quadra XXIV) diz:
    "Bestas ferozes com fome cruzarão os rios, A maior parte do campo de batalha será contra Hister. Para uma gaiola de ferro será o grande arrastado, Quando a criança da Alemanha não observa nada."
Os seguidores de Nostradamus alegam que o nome "Hister" é uma referência direta a Hitler. Outra quadra se refere a um líder cruel nascido na Europa Ocidental, de pais pobres (como era Hitler). Uma outra diz respeito ao conflito de Hister com a Ásia e com a África.

Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, o interesse por Nostradamus e suas profecias voltou.


De acordo com alguns seguidores, Nostradamus previu a cidade de Nova York e o ataque que destruiu as torres do World Trade Center. Em várias quadras, ele descreve "a cidade nova", muitas vezes sugerindo um ataque a ela. Também se refere a "montanhas ocas", o que muitos acreditam indicar os arranha-céus.
Uma mensagem anônima que circulou pelos Estados Unidos dizia que Nostradamus previra a destruição com alguns detalhes. A mensagem incluía esta quadra:
    "Na Cidade de Deus haverá um grande trovão, Dois Irmãos serão destruídos pelo Caos, Enquanto a fortaleza resiste, o grande líder sucumbirá. A terceira grande guerra começará quando a cidade grande está queimando."
Aparentemente, os "dois irmãos" referem-se às torres gêmeas; a "fortaleza", ao Pentágono; o "grande líder", ao Presidente Bush; "a cidade grande", à Nova York. Na verdade, essa quadra não é trabalho de Nostradamus, mas sim uma completa invenção.

Seguiram-se várias outras mensagens por e-mail com quadras atribuídas a Nostradamus. Uma descrevia "pássaros de metal" chocando-se contra "duas estátuas altas", uma imagem que não aparece em nenhum lugar em "As Centúrias". Outras se referiam à "cidade de York", outra invenção que pretendia soar como Nostradamus. Uma mensagem muito difundida incluía estas linhas:
    "No ano do novo século e nove meses, Do céu virá um grande rei do terror. O céu queimará a quarenta e cinco graus. O fogo se aproxima da grande cidade nova."
Essa quadra não é de Nostradamus, mas inclui alguns dos seus versos. Ela é uma adaptação de duas outras:
Centúria X, Quadra LXXII:
    "O ano de 1999 sete meses Do céu virá o grande rei do terror. Para ressuscitar o grande reis dos mongóis Antes e depois Marte reina para boa sorte."
Centúria VI, Quadra XCVII:
    "O céu queimará a quarenta e cinco graus, O fogo aproxima-se da grande cidade nova: Num instante uma enorme chama saltará e se espalhará, Quando alguém desejará exigir prova dos normandos."
E você? Acha que Nostradamus acertou o fim do mundo?


Visitantes

Licença

Licença Creative Commons
This work is licensed under by SABG Network Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License
Blog Variedade de Assuntos © - All Right Reserved.

Variedade Mobile

Mobile Edition
By Blogger Touch