3 Mitos sobre tecnologias futuras

terça-feira



Como o mundo parecerá daqui a 10 anos, 40 anos? A continuação da Lei de Moore nos permitirá ter uma sociedade dirigida por robôs autômatos? Teremos dominado o aquecimento global e celebraremos como pessoas enquanto nos aproximamos da tão esperada singularidade tecnológica? Alguns futuristas, pessoas que lidam com esse tipo de especulação, fizeram predições dessa natureza, mas há também aqueles que dizem que essas previsões estão erradas. Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas das ideias populares sobre o futuro da tecnologia que são provavelmente mitos.

Dirigiremos carros voadores em breve

Você provavelmente já viu vídeos de protótipos de carros voadores, decolando do solo, pairando no ar e possivelmente batendo. Mas o primeiro "autoplano" foi revelado, na verdade, em 1917, e muitos esforços similares o seguiram. Henry Ford predisse que o carro voador estava chegando - em 1940 - e, desde então, houve numerosos falsos alarmes.


Na verdade, muitos dos assim chamados carros voadores que estão sendo apregoados como a coisa real são simplesmente aeronaves que rodam - um tipo híbrido de avião/carro que não é capaz de, digamos, fazer uma viagem curta para deixar os filhos na escola. Mas, eles são muuuuuito caros. Um veículos desses, o  Terrafugia Transition, marcado para ser lançado em 2011, custará cerca de US$ 200 mil. 

Os Robôs serão nossos amigos

Embora nós provavelmente não nos dirijamos para um fim do mundo como o provocado pela Skynet, um número crescente de cientistas se preocupa se medidas adequadas estão sendo tomadas para nos salvaguardar de nossas criações robóticas e digitais.


E há a questão dos robôs exercendo papéis que provavelmente não deveriam. Já existem protótipos de robôs médicos desenhados para perguntar aos pacientes sobre seus sintomas e dar orientação, simulando emoções reconfortantes - um papel tradicionalmente ocupado por um médico humano. A Microsoft tem uma recepcionista de Inteligência Artificial baseada em vídeo em um de seus prédios. Uma nova classe de "robôs de serviço" pode plugar-se nas tomadas de energia elétrica e desempenhar outras tarefas domésticas - sem mencionar o há muito estabelecido Roomba, um aspirador de pó-robô autômato.

Nós podemos parar o aquecimento global


O Painel de Mudanças do Clima da ONU, um grupo com mais de 2.000 cientistas, reuniu-se em 2007 e emitiu um alerta desolador, depois de ter primeiro anunciado que em 2001 as temperaturas globais ainda estavam subindo.


Mesmo agora, estamos vendo os efeitos da mudança climática, como o derretimento de geleiras e o aumento dos níveis do mar tornando os cliclones sulasiáticos mais severos. Espera-se que os efeitos sejam particularmente severos para centenas de milhões de pessoas em países em desenvolvimento. O atol de Tuvalu agora tem de lidar com ondas gigantes que ameaçam submergir uma nação inteira.





Visitantes

Licença

Licença Creative Commons
This work is licensed under by SABG Network Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License
Blog Variedade de Assuntos © - All Right Reserved.

Variedade Mobile

Mobile Edition
By Blogger Touch