Em busca do cafezinho perfeito

sexta-feira



Falar em café lembra aquele aroma gostoso que ajuda a despertar de manhã, o sabor que finaliza as refeições ou aquela pausa no trabalho no meio da tarde. Quem é que não gosta de um bom cafezinho?



Se você adora café, mas não sabe muito bem como prepará-lo, siga nossas sugestões para se tornar um verdadeiro apreciador da bebida. 

As dicas são de Marco de La Roche, consultor da empresa Drink Lab e tricampeão da etapa brasileira do concurso de drinks Coffee in Good Spirits, e Fabio Ferreira, co-proprietário da cafeteria Notes Music and Coffee, em Londres, Inglaterra. Eles conversaram com o Yahoo! durante a feira internacional Espaço Café Brasil, que acontece em São Paulo até o dia 8.   
- O primeiro passo para acertar é a escolha do produto. Prefira comprar cafés feitos com grãos 100% arábica, de melhor qualidade. - No mercado existem os cafés comerciais e os especiais, de qualidade superior. Para encontrar os produtos especiais, leia a descrição no rótulo e procure por selos de qualidade. Um deles é o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), que garante que o produto tem o mínimo de defeitos. Você encontra esse tipo de café em alguns supermercados, empórios especializados e cafeterias.- Experimente cafés produzidos em diferentes regiões e feitos com diferentes tipos de torras, para descobrir do que mais gosta. - Preste atenção aos dados do rótulo e procure se informar no site do fabricante ou mesmo ligando para a empresa para saber se o sabor daquele café é encorpado ou suave, se a acidez é forte, mediana ou equilibrada, se tem notas de frutas, chocolate ou caramelo, etc. Assim você vai aprendendo mais sobre o assunto e descobrindo suas preferências. - Para preparar o café, não tem muito segredo: faça aquele bom e velho café filtrado, usando filtros de papel. Use a proporção de 60g de pó para 1 litro de água. Isso equivale a cerca de 6 colheres de sopa. Mas atenção, são 6 colheres rasas, não cheias. - Coloque a água para esquentar (sempre filtrada, não use água da torneira), mas não deixe que ela ferva, pois isso agride o café. Quando a água começar a borbulhar, desligue o fogo, espere 30 segundos e aí sim despeje a água sobre o pó de café no filtro de papel. - Não tome o café pelando. Espere a bebida esfriar um pouco para você poder apreciar o seu sabor.- Não coloque muito açúcar. Tente diminuir gradualmente a quantidade de açúcar ou adoçante para conseguir perceber melhor o sabor do café. No começo você vai estranhar, mas vai que acabe gostando?- Se for fazer um café com leite, procure comprar um leite fresco e de boa qualidade, que confere mais cremosidade e doçura. O tipo de leite interfere no sabor do café. - Uma curiosidade: gosto é gosto, mas o capuccino tradicional, italiano, leva apenas café, leite e leite vaporizado, sem canela ou chocolate. O “latte” tem os mesmos ingredientes, mas é mais leve, já que contém uma proporção maior de leite líquido e menos leite vaporizado.

Créditos: Yahoo! Brasil

Visitantes

Licença

Licença Creative Commons
This work is licensed under by SABG Network Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License
Blog Variedade de Assuntos © - All Right Reserved.

Variedade Mobile

Mobile Edition
By Blogger Touch