5 paisagens de tirar o fôlego

quinta-feira

Há muitas coisas que podem deixar alguém sem fôlego, além de participar de uma competição de triatlo ou passar um tempo em altas altitudes. A visão de uma noiva no dia do casamento pode tirar o fôlego do futuro marido. Testemunhar uma orquestra tocando uma sinfonia de Mozart em uma grande sala de concertos também tem esse efeito. Talvez a visão de seu bebê nascendo possa fazer o mesmo.
Mas algumas vezes, não é nenhum evento da vida, mas a mera visão de algo inspirador. Você para diante dele, um arrepio toma seu corpo e sua respiração se torna superficial e contida.

5º Lugar - Topo do Empire State Building

A extensão da selva urbana da cidade de Nova York é algo que deixou, ao longo dos anos, muitos turistas confusos e talvez um pouco intimidados. A ação está no nível das ruas, mas se você realmente quiser absorver tudo e ficar sem fôlego, não há maneira melhor do que fazer uma longa viagem de elevador até o deck de observação do Empire State Building. 



Desde a queda das torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, o Empire State reconquistou o status de mais alto edifício de Nova York. Esse ponto de referência histórico americano tem mais de 800 metros de altura,com um deck de observação localizado 320 metros acima das ruas da cidade, no 86º andar. A vista do deck já tirou o fôlego de mais de 10 milhões de visitantes desde a abertura do edifício, em 1931.

4º Lugar -  Topo da Torre Eiffel

O que o Empire State Building oferece aos turistas em Nova York, a Torre Eiffel o faz em Paris. E apesar de a Cidade Luz não ter o tipo de arranha-céu de cair o queixo que Gotham tem, ela ainda é uma visão de tirar o fôlego quando você pega o elevador e sobe até o deck de observação da torre. Com 320 metros, a torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás do Viaduto Millau, e foi a mais alta do mundo até que o Empire State Building fosse concluído.




Embora haja 1.671 degraus até o topo da torre, os visitantes podem apenas subir pela escada até o primeiro e o segundo patamares, que ficam a 57 metros e 115 metros, respectivamente. Para ir até o topo e dar uma olhada na vista impressionante, é preciso pegar um dos dois elevadores que fazem a viagem a cada oito minutos (cerca de 100 por dia). Para uma melhor vista da cidade, suba para o topo da torre uma hora antes do pôr-do-sol e aproveite a "hora mágica" antes que o mar de luzes amarelas ganhe vida enquanto a noite cai.

3º Lugar - Topo do Machu Picchu

As ruínas incas de Machu Picchu têm sido objeto de pesquisa e especulação desde sua descoberta, em 1911. Embora os peruanos já conhecessem essa "Cidade Perdida dos Incas" sobre o vale Urubama, as ruínas não foram escavadas e examinadas pelos historiadores até que Hiram Bingham o fizesse. Desde então, as ruínas de pedra em camadas têm estado no radar de historiadores, arqueólogos, antropólogos e turistas. Ninguém tem 100% de certeza sobre o motivo que levou os incas a construírem essa maravilha arquitetônica, mas algumas teorias incluem o uso como destino para peregrinos religiosos, como refúgio para governadores incas ou como observatório astronômico.



Qualquer que seja o propósito, ver as ruínas que são invisíveis para quem está lá embaixo é uma das coisas realmente mais impressionantes do mundo. As três arenas construídas nos anos 1400 (agrícola, urbana e religiosa) foram feitas para se mesclar com o ambiente natural ao seu redor. A combinação de história, mistério e beleza natural de Machu Picchu a transformaram em uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.

2º Lugar - Parque Nacional Glacier (EUA)

Embora Yellowstone, Grand Canyon e Yosemite obtenham mais atenção que qualquer outro parque nacional americano, o Parque Naciona Glacier, em Montana, leva a fama de mais impressionante. Não há carência de paisagens incríveis ao longo dos 1.174 km de trilhas na área. O parque é conhecido por seus picos montanhosos altos, lagos alpinos isolados, vida selvagem abundante e, claro, as geleiras.

Na realidade, seu nome foi tirado das enormes geleiras que ajudaram a esculpir, há 10 mil anos, as formações rochosas que são a assinatura do parque. Em 1859, o parque tinha 150 geleiras, mas infelizmente restam apenas 26, devido aos efeitos da mudança climática nesse tesouro de alta altitude.
Se você for visitar o parque, leve em conta o período de neve. Para caminhar nas trilhas de baixas elevações, é preciso esperar até o meio de junho. Se quiser se aventurar em montes mais elevados, terá de aguardar até o final de julho.

1º Lugar - Aurora Boreal

Uma aurora é um brilho resplandescente que ocorre no céu noturno quando partículas elétricas entram na atmosfera terrestre pela magnetosfera. Em outras palavras, é o resultado da interação das partículas de alta carga dos ventos solares com o campo magnético da Terra. Quando essas partículas entram na atmosfera, elas colidem com átomos e moléculas, que pegam um pouco da energia e a armazenam, criando o que é conhecido como um átomo excitado. A única maneira de acalmar esse átomo é ele se livrar da energia, o que ele faz ao liberar os fótons, ou luz. É isso o que cria o brilho que vemos daqui na Terra.




Existem todos os tipos de aurora, mas os mais conhecidos são as auroras boreais, ou luzes do norte. Elas são luzes multicoloridas na região polar do Hemisfério Norte. Cortinas de brilho verde, branco e vermelho cobrem o céu escuro e límpido dao Pólo Norte cerca de 1.500 vezes por ano, durante o que é chamado de subtormenta. É quando o sol libera onda de plasma quente como energia dentro da magnetosfera. Esse gás se quebra e penetra na atmosfera terrestre, e os humanos curiosos se maravilham com o resultado de tirar o fôlego.
Sua melhor chance de ver as luzes da aurora boreal é viajando para países do  norte, como Canadá, Alasca ou Escandinávia,  durante os meses de inverno e mantendo os olhos voltados para o céu.
Este hotel por exemplo, é um melhores lugares para se ver uma Aurora Boreal.

Visitantes

Licença

Licença Creative Commons
This work is licensed under by SABG Network Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License
Blog Variedade de Assuntos © - All Right Reserved.

Variedade Mobile

Mobile Edition
By Blogger Touch