10 separações mais polêmicas

sábado

Beatles


The BeatlesEla foi a mais famosa separação do século 20 e provavelmente o mais polêmico fim de um grupo de rock de todos os tempos. Muitos, inclusive o próprio John Lennon, atribuem o fim dos Beatles a rejeição dos outros membros da banda ao relacionamento dele com Yoko Ono. Outro fator que teria contribuído seria a morte do influente Brian Epstein e a contratação de um novo empresário, o enrolado Allen Klein, amigo de Lennon mas que não agradava a McCartney. Esses problemas eram apenas alguns dos inúmeros que existiam num relacionamento cujo desgaste já vinha ocorrendo desde anos antes da crise final que aconteceu durante 1969. À medida que McCartney foi assumindo a liderança do grupo, pelo menos no aspecto dos negócios, o incômodo de Lennon aumentava. Em setembro de 1969, Lennon disse a Paul, George e Ringo que estava deixando o grupo. Mas o fim dos Beatles só foi anunciado em 1970 após o lançamento do último álbum da banda: "Let It Be".

Silvio Berlusconi e Veronica Lario


BerlusconiIr à festa de aniversário de 18 anos de uma modelo de roupas íntimas femininas que o chamava carinhosamente de "papi" foi fatal para o casamento do primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi. Envolvido em vários escândalos sexuais, como festas em sua residência na Sardenha, em que se misturavam mulheres nuas e seguranças armados, e em um alegado caso com uma garota de programa, Berlusconi não conseguiu manter seu relacionamento com a atriz Veronica Lario após sua aparição de surpresa no aniversário de Noemi Letizia, filha de um funcionário municipal na província de Nápoles. Segundo a então primeira dama, em carta enviada aos jornais em abril de 2009, ela já vinha suportando várias humilhações com os casos e as atitudes de Berlusconi em relação às mulheres, mas desta vez ela "não poderia permanecer ao lado de um homem que frequenta menores de idade". 






Michael Phelps e Kellogg

SeparaçõesEle é um herói americano nos esportes. Fenômeno da natação, como o maior vencedor de medalhas de ouro em uma Olimpíada (foram 8 nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008), Michael Phelps transformou seus recordes e popularidade em uma montanha de dinheiro, quando algumas das maiores empresas do mundo o recrutaram como garoto-propaganda. Mas a partir de 31 de janeiro de 2009, Phelps deixou de ser, pelo menos para um desses grandes patrocinadores, aquele garoto dourado, símbolo dos maiores valores americanos. O motivo foi uma notícia publicada pelo tablóide britânico "News of the World" que mostrava uma foto de Phelps fumando maconha em uma festa na Universidade da Carolina do Sul. Segundo um porta-voz da Kellogg Co., "o comportamento recente de Michael não é consistente com a imagem da Kellogg". 










Oasis


OasisFortemente influenciados em sua música pelos Beatles, o grupo britânico Oasis também acabou tendo uma separação tão turbulenta quanto a dos quatro rapazes de Liverpool. O relacionamento dos irmão Gallagher - Noel, guitarrista e principal compositor do grupo, e o vocalista Liam - nunca foi muito tranquilo, desde que o Oasis tornou-se um dos melhores artisticamente e mais bem-sucedidos comercialmente grupos britânicos nos anos 90. Eles raramente se falavam, viajavam separados e se encontravam apenas no palco para os shows. Mas em 28 de agosto de 2009 a situação tornou-se insustentável. Antes da apresentação do grupo em Paris, um entrevero nos bastidores levou Noel a deixar o grupo antes mesmo do show, que acabou sendo cancelado. Segundo Noel, não dava mais para suportar a intimidação verbal e o jeito violento de Liam contra ele e sua família. Após anos de confusão, brigas e discussões públicas, os irmão Gallagher se separaram musicalmente.





Medéia e Jasão


MedeaEla era filha de um rei e, em algumas versões, também de uma deusa. Tinha poderes mágicos que a fizeram uma das mais trágicas personagens da mitologia grega. Com sua mágica ajudou o forasteiro Jasão, por quem se apaixonou provavelmente por interferência de Afrodite, a deusa grega do amor, a conquistar o velocino de ouro (a lã de ouro de um carneiro alado). Em troca, Medéia exigiu que Jasão a levasse consigo para o Reino dos Iolcos. Em um dos vários desafios que enfrentaram juntos, Jasão abandonou Medéia com os dois filhos que tiveram e a trocou por uma outra princesa. Mas Medéia tinha um lado bem cruel. Como vingança manda de presente para a nova esposa de Jasão um vestido enfeitiçado. Ao vesti-lo, a princesa é tomada por chamas que se estendem até o palácio. Antes de fugir para Atenas, ela ainda mata seus dois filhos para tornar mais trágica ainda sua vingança em relação a Jasão. 
















Michael e Juanita Jordan


SeparaçõesEla não foi muito polêmica, mas, segundo a revista Forbes, essa foi a separação mais cara no mundo do esporte. Em 2006, o acordo pelo final do casamento do superastro do basquete norte-americano Michael Jordan resultou em um valor estimado em mais de US$ 150 milhões em benefício de sua ex-esposa Juanita Vanoy, que até se casar com Jordan em 1989 era funcionária em um banco. Uma década antes, um astro da música popular protagonizou outro divórcio milionário. A separação do cantor Neil Diamond e da produtora de televisão Marcia Murphy resultou em um acordo também em torno de US$ 150 milhões em favor de Murphy. Segundo declarações de Diamond na época, sua ex-esposa merecia cada centavo daquele acordo. 












Sepultura

SepulturaUm dos mais conhecidos grupos musicais brasileiro no exterior é o Sepultura. A banda que faz uma versão mais pesada do heavy metal- chamado de thrash metal - foi formada em 1984 pelos irmão Max e Iggor Cavalera. Em sua trajetória, o Sepultura quebrou todas as marcas internacionais de uma banda de rock sul-americana, não só na vendagem de discos, como também na participação nos principais megaconcertos internacionais do gênero e na declarada admiração pela sua música por grupos consagrados como o Metallica. Em 1996, no entanto, essa trajetória sofreu um abalo. Glória Cavalera, esposa de Max, é demitida da função de empresária do grupo pelos demais integrantes. Max não aceita a decisão, rompe com o irmão e deixa a banda. A separação dos irmão Cavalera quase pôs fim ao mais bem-sucedido grupo brasileiro de rock.








Woody Allen e Mia Farrow


Woody e MiaEssa não só foi uma separação polêmica como também uma das mais bizarras da história. O diretor cinematográfico Woody Allen e a ariz Mia Farrow mantiveram um relacionamento de 12 anos. Em um determinado momento dessa história, Allen começou a ter encontros com Soon-Yi Previn que não só era 30 anos mais jovem do que ele como também era uma das filhas adotivas de sua então esposa. O caso tornou-se um dos mais escandalosos dos anos 90 e após o divórcio e um longo processo legal pela custódia das crianças (que Allen perdeu), ele acabou assumindo oficialmente o seu namoro com  Soon-Yi Previn e casou-se com ela.











Tina e Ike Turner


Tina e IkeEles formavam um dos mais talentosos casais do rock e da soul music nos anos 60. Mas a boa música não era suficiente para um casamento harmonioso. O uso de bebidas e drogas fez de Ike Turner, pioneiro do rock'n'roll e um talentoso músico e compositor, um violento marido. Tina e Ike casaram-se no fim dos anos 50 e mantiveram-se juntos por 16 anos. Nesse período, na versão de Tina, ela teria sido abusada e humilhada por Ike. Os maus tratos incluíam violentas agressões, com queimaduras e socos que a obrigaram a fazer cirurgias e a levaram a uma tentativa de suicídio em 1968, segundo Tina. Em 1976, o casal se separou, o que significou também o fim da parceria artística entre os dois. 








Católicos e protestantes

SeparaçõesEsta foi sem dúvida a separação com o maior impacto histórico.  E o estopim foi uma decisão da Igreja Católica de construir uma luxuosa basílica em Roma, sob o comando de Rafael, um dos maiores artistas da Renascença. Para arrumar dinheiro, inventou-se a venda de "indulgências", uma forma de perdão que a Igreja daria aos fiéis que fossem "pecadores" e que se dispusessem a pagar por ele. Quando um dos vendedores de "indulgências" chegou a Wittemberg, na Alemanha, encontrou um monge da ordem de Santo Agostinho enfurecido por aquela prática que ele considerava contrária ao cristianismo. Seu nome era Martinho Lutero e sua revolta o levou a escrever 95 teses que denunciavam o comércio da graça divina. Começava ali no século 16 um movimento que resultou na cisão do cristianismo, entre católicos, que continuaram a seguir as ordens do papa, e os protestantes. Mas essa separação não teve só consequências na forma de se professar a fé cristã, ela também teve importantes impactos políticos, sociais e econômicos, primeiro na Europa e depois no mundo.











Visitantes

Licença

Licença Creative Commons
This work is licensed under by SABG Network Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License
Blog Variedade de Assuntos © - All Right Reserved.

Variedade Mobile

Mobile Edition
By Blogger Touch